Germinando
Aproveite a chegada do verão para provar pratos preparados com germinados! São frescos e muito mais nutritivos: leguminosas, sementes e cereais germinados têm carga extra de vitaminas e minerais, e elas já estão 'prontas' para serem absorvidas pelo organismo, pois suas enzimas estão ativadas e os teores de fitato reduzidos.
É importante deixar as leguminosas, oleaginosas e cereais integrais de 8 a 12 horas de molho (consulte uma tabela de tempo para cada grão), momento em que o grão estará metabolizando essa substância que favorece sua germinação, mas que atua como um anti- nutriente em nosso sistema digestivo. Isso vale também para os feijões a serem cozidos, nesse caso a água do molho deve ser descartada e trocada para o cozimento.
O fitato é um quelante, e dentro de nosso intestino ele se adere principalmente ao cálcio, ferro e ao zinco, formando substâncias insolúveis de difícil absorção. É uma questão muito importante que não deve ser subestimada principalmente por veganos e vegetarianos, que dependem de fontes vegetais desses nutrientes. Mas o ácido fítico não é somente vilão: estudos e testes confirmam que a substância é ativa na redução de tumores, na redução de formação de cáculos renais e atua como protetor contra doenças cardiovasculares. Um paradoxo? Talvez ao consumir alimentos integrais, não processados industrialmente, e ter uma alimentação balanceada, estaremos ingerindo quantidades suficientes da substância para que ela atue beneficamente em nosso organismo e também suficientemente supridos das doses diárias de vitaminas e minerais.
Abaixo um passo a passo básico do processo de germinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário