Translate

O amendoim e a aflatoxina

  Que leguminosa generosa é o amendoim! De sabor marcante dá o toque ou é o protagonista em diversos pratos doces e salgados, germinado é ótimo para fazer um saboroso leite ou ricota vegana...hummmm
 Mas você já ouviu falar da aflatoxina? É uma toxina produzida por um fungo (Aspergillus flavus), principalmente no amendoim se alguns cuidados não forem tomados durante a colheita, cura e estocagem.  A toxina tem efeito cumulativo em nosso organismo,  e pode ir se alojando principalmente no fígado, causar cirrose,  ou até mesmo câncer além de interferir no sistema imunológico.

  Calma! Não temos intenção de fazer alarde ou que você perca o gosto pelo amendoim, ele é um alimento rico em nutrientes e energia! Queremos dar um alerta para que estejamos atentos na compra e preparo dos alimentos, e dos derivados de amendoim principalmente. Trigo, milho e derivados ou produtos lácteos por exemplo, também podem apresentar micotoxinas  produzidas por diversos fungos, porém há limites seguros estabelecido pela ANVISA de  acordo com cada alimento. O do amendoim (com casca, descascado, cru ou tostado, pasta de amendoim ou manteiga de amendoim) é de 20 (μg/kg). Ver tabela: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu++noticias+anos/2011+noticias/anvisa+estabelece+limites+para+presenca+de+micotoxinas+em+alimentos

  A toxina não se perde com o cozimento ou torra“As aflatoxinas não são destruídas com o processo térmico. Não adianta torrar o amendoim; elas são estáveis à temperatura. Na paçoca e pé-de-moleque vai existir aflatoxina”, afirma o professor  Rodrigo Ramos Catharino da Unicamp. 

  Recomenda-se comprar amendoins e derivados de produtores que tenham o selo de qualidade da ABICAB, pois teoricamente passam por um rigoroso controle de qualidade desde a plantação até o empacotamento. Para germinar sempre escolha amendoim TIPO 1.
  Encontrei marcas de amendoins de ótima qualidade e que não possuem o selo, há que examinar com atenção . Os  vendidos a granel estão mais suscetíveis à “contaminação”, se não tiverem condições perfeitas de estocagem desde a colheita até a venda.  Devemos observar se os grãos não trazem marcas de roedores, rachaduras e pequenos pontos de bolor, apesar de que alguns sinais do fungo só podemos detectar após pelar o alimento.
  Geralmente quando tostamos os amendoins abrimos o pacote e despejamos o conteúdo diretamente na forma, sem escolher.  Consumi-los pré- germinado é mais seguro . Seja para consumo em casa ou para preparar um alimento para vender , deixo os  amendoins de molho por uma hora em uma solução de água e bicarbonato de sódio,  enxáguo e coloco  novamente de molho de 8 a 12 hrs,  esse processo também torna o amendoim mais digestivo e eleva seus nutrientes. Após o molho tiro as peles antes de tostar ou germinar,  eliminando todos que apresentarem qualquer mancha ou erosão em sua superfície.
   Que a nossa alimentação seja uma prática cada dia mais consciente e saudável!

  
  Outras fontes:


Caferana (Bunchosia armeniaca)

 Alguém conhece a Caferana?


  Ela é nativa dos andes mas facilmente encontrada por aqui.
  Tem que comer bem madura, vermelhinha para saber como é especial! Nunca soube ao certo o nome dessa frutinha que por brincadeira eu chamava de guaranazão, porque a considerava um parente do café e guaraná...
  Podem ser colhidas ainda duras, e caso queira preparar um doce ou molho, coloque as frutinhas laranjas em uma travessa coberta com um pano levemente úmido, ao fim de cada dia separe as que estiverem bem vermelhas e vá guardando em um pote na geladeira. Quando juntar a quantidade suficiente é só preparar!
  Pode cortar lascas com uma faca, tomando cuidado para não tirar pedaços de sementes pois podem amargar a receita, ou simplesmente deixe que as frutas descongelem e então passe por uma peneira.
Com a polpa podemos preparar doces ou molhos, acrescentar em comidas para dar um toque agridoce e avermelhado, não reprima sua imaginação ela sempre vai bem!
  Aqui o Estragón fez um molho (desta pizza) sugerido no livro das PANC's do Lorenzi que me encantou!! Se você quer dar um tempo do molho de tomate convencional, que traz uma carga extra de agrotóxicos, esta é uma ótima opção!

Que Tenochitlán proteja os cacaueiros de nossas florestas!

Lu afonso
 

No aconchego do outono

   Celebramos os tons laranja, antes que chegue o solstício de inverno.
   No aconchego do outono...