Translate

O retorno do choKolate!!

Sementes de cacau torradas: à esquerda ainda com pele e á direita já descascadas
   Já faz tempo que não faço o Chokolate. Não encontrava solução para suprir a falta do licor (massa) de cacau no mercado, quando me deparei com as próprias sementes de cacau !!! Fiquei cheia de esperanças para voltar a fazer as deliciosas barrinhas, e após comprar uma pequena quantidade para um teste, me convenci de que esta seria a melhor e mais pura opção.
   E como descascar meio kilo de sementes? Não tenho um equipamento apropriado, então munida de uma faquinha de serra, mergulhei em uma tarefa meditativa de descascar uma a uma...ainda não acabei, mas já estarão prontas até a próxima feira.
  Deixo aqui uma pergunta: por que é tão difícil  e caro acesso ao cacau brasileiro, sendo que o país
é o 5º produtor mundial?
  Segundo informações no site  da CEPLAC, cerca 90% da produção de cacau brasileiro é exportado! Desta forma, somos obrigados a pagar preços bem altos quando o que sobra do produto é distribuído no mercado a varejo.
 Mas sem amarguras por agora,  ando feliz com minhas sementes que com muito prazer descasco vagarosamente. Estarei satisfeita ao dizer: "Esse chokolate é feito de ingredientes 100% naturais e primários"




Nenhum comentário:

Postar um comentário