Translate

Sementes noturnas


 Germinando

       Você já deve ter ouvido falar dos germinados, ou pelo menos já provou alguma vez alfafa ou moyashi, brotos populares nos mercados. Mas quem quiser entrar em contato com a 'alimentação viva', nada melhor do que despertar suas sementes em casa.
       Aproveite a chegada do verão para provar pratos preparados com germinados! São frescos e muito mais nutritivos: leguminosas, sementes e cereais germinados têm carga extra de vitaminas e minerais, e elas já estão 'prontas' para serem absorvidas pelo organismo, pois suas enzimas estão ativadas e os teores de fitato reduzidos.
       É importante deixar as leguminosas, oleaginosas e cereais integrais de 8 a  12 horas de molho (consulte uma tabela de tempo para cada grão), momento em que o grão estará metabolizando essa substância que favorece sua germinação, mas que atua como um anti- nutriente em nosso sistema digestivo. Isso vale também para os feijões a serem cozidos, nesse caso a água do molho deve ser descartada e trocada para o cozimento.
      O fitato é um quelante, e dentro de nosso intestino ele se adere principalmente ao cálcio, ferro e ao zinco, formando substâncias insolúveis de difícil absorção. É uma questão muito importante que não deve ser subestimada principalmente por veganos e vegetarianos, que dependem de fontes vegetais desses nutrientes. Mas o ácido fítico não é somente vilão: estudos e testes confirmam que a substância é ativa na redução de tumores, na  redução de formação de cáculos renais e atua como protetor contra doenças cardiovasculares. Um paradoxo? Talvez ao consumir alimentos integrais, não processados industrialmente, e ter uma alimentação balanceada, estaremos ingerindo quantidades suficientes da substância para que ela atue beneficamente em nosso organismo e também suficientemente  supridos das doses diárias de vitaminas e minerais.

       Abaixo um passo a passo básico do processo de germinação.






 
 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário