Translate

Plantas do quintal

 Escolher bem as verduras ou ervas a serem usadas nas refeições é imprescindível. Um tomate “longa vida” não parece aconselhável para uma dieta saudável bem como outras verduras “perfeitas e gigantes”. Se possível tenha alguns alimentos em seu quintal: ervas para condimentos e chás, um pé de mamão ou de banana que não exigem muito espaço. Se vive em apartamento é fácil cuidar de plantas em vasos ou fazer adaptações (veja abaixo algumas sugestões) assim sempre terá algo fresco, saboroso e livre de agrotóxicos  para comer!

Algumas dicas para ter uma horta em casa:

-Tenha a mão um regador, uma bacia para misturar a terra, uma colher de jardineiro, uma pequena enxada. Os instrumentos também podem ser adaptados, contanto que funcionem bem.

-Os locais que as plantas ocuparão devem receber ao menos cinco horas de sol por dia e boa ventilação. Se não tem luz suficiente pode usar lâmpadas especiais para plantas
Sacadas, janelas, lajes, cantos de muro, coberturas, áreas de serviço servem para abrigar sua horta. Pode instalar uma tela de galinheiro na parede ou muro para usar de suporte à ervilhas, maracujás,  feijões e outras trepadeiras. Vasos suspensos também são outra maneira de cultivar ervas e demais plantas pequenas. São ótimas opções para que tem pouco espaço ao mesmo tempo que decoram o ambiente.

-  Os recipientes que acomodarão as plantas variam de acordo com a criatividade de cada um. Podem ser latões, vasos de cerâmica ou plástico, caixas d’agua, caixotes de madeira, tubos de PVC ou mesmo jardineiras de qualquer formato (veja abaixo). Ao utilizar recipientes é preciso lembrar do sistema de drenagem. Eles devem ter, dependendo do tamanho, um ou mais furos no fundo para o escoamento da água. O ‘chão’ do recipiente também deve ser coberto com pedriscos, cascalhos ou cacos de cerâmica, areia e por último com a terra.


- A terra merece atenção especial pois as plantas terão que se desenvolver em condições pouco naturais. Assim ela precisa ser fértil para oferecer todos os nutrientes que necessitam. Para cada m² de terra misturar cerca de 7 kg de composto orgânico. Após encher os recipientes com a terra, é indispensável recobri-la com uma camada de capim, folhas secas ou palha de arroz, necessárias para manter a umidade principalmente em vasos pequenos onde a água se evapora mais rapidamente provocando o endurecimento do torrão de terra, o que impedirá a aeração das raízes. A cada 20 dias é recomendável afofar a terra cuidando para não ferir as raízes das plantas.




 - O plantio segue semelhante ao processo feito nas hortas maiores.  As plantas que necessitam de semeadura são semeadas em caixotes pequenos com terra boa e fofa, úmida mas não encharcada. Quando atingirem cerca de dez centímetros são transplantados  para o vaso definitivo. Algumas podem ser semeadas diretamente dispensando o transplante. Caso as mudinhas recebam sol forte e direto é necessário fazer uma cobertura com algum material adequado, pode ser plástico ou até mesmo um tecido mais leve, não coloque perto demais delas para não abafar a ventilação. Consulte a tabela abaixo para saber quais plantas combinam entre si e não se esqueça de respeitar um espaçamento mínimo entre uma muda e outra. Procure combinar plantas aéreas com plantas subterrâneas em um mesmo canteiro. E após as primeiras colheitas faça a rotação de culturas, ou seja, após colher uma determinada planta, plante outra de outra espécie no lugar, assim você mantém a terra sempre em boas condições.

- Ervas aromáticas como o manjericão, arruda, alecrim entre outras, ajudam a afugentar pragas.
- As ervas daninhas também devem ser retiradas para que não roubem os nutrientes das hortaliças . 


 -Trepadeiras (ervilhas, feijões) precisam de estacas de sustentação.  Se possível plante-as perto do muro onde poderão se apoiar.
- Você deve regar de manhã ou no fim da tarde. Nos dias muito quentes pode pulverizar as plantas com água fresca até duas vezes por dia, elas agradecerão!
 































ilustrações e consulta: livro "Vida no Campo- Horta" Ed.Três

Água da chuva
-Se você vive em um lugar com pouca poluição atmosférica, pode recolher água da chuva para regar, além de economizar e aproveitar esssa água esta está livre de cloro. O modo mais simples é usar baldes que ficarão abertos captando água enquanto chove, usamos esses baldes de gordura vegetal ou manteiga que os restaurantes descartam, além de fortes eles possuem tampas que evitam a reprodução do aedes aegypti. Em casa temos também um tanque de armazenamento, logo postarei fotos e explicações de como fazer o seu!




         

Nenhum comentário:

Postar um comentário