Translate

Recicle pensando em produzir menos lixo!


A reciclagem é indispensável mas não deixa de consumir energia e muita água. Uma pequena ajuda para  causar menos 'impacto ambiental' começa na compra . Atenção às escolhas!...  para isso é necessário desacomodar -se.
Quando vou comprar algum alimento pronto deixo muitos produtos de lado pelo excesso de embalagens que seria obrigada a adquirir: há os que trazem bolsas  plásticas dentro de pacotes de diversos materiais; empacotamentos individuais desnecessários;  bandejas de isopor com  filme plástico; enormes e inúteis “displays” de propaganda, etc...   Na maioria das vezes há um produto alternativo com o mesmo nível de qualidade mas com menos embalagens, é só procurar.   
  Podemos optar por produtos que sejam empacotados com matérias primas mais facilmente renováveis e biodegradáveis  ou  então que  possam ser reutilizáveis para outros fins.

  -No caso da cerveja por exemplo, claro que o casco retornável será sempre a melhor opção. Mas se não houver essa possibilidade,  entre uma long neck e a lata escolha a última. Embora o consumo do alumínio seja um tema a parte, sua reciclagem é muito mais efetiva.
  -Deixe de lado esses bolos e afins embalados em embalagens plásticas enormes que abriga uma única fatia! Você pode pedir para que coloquem em um pacote de papel caso queira muito.
  -Dou preferência aos alimentos primários, pouco processados industrialmente , sempre que possível os que são vendidos soltos, por quilo.Você pode comprar tudo isso em uma cerealista, e se quiser, levando suas próprias bolsas plásticas (reaproveitadas) ou de pano devidamente higienizadas, para colocar os alimentos que escolher. Não estou me referindo somente às sacolinhas, falo dos saquinhos que abrigarão cada alimento. Alguns torcem o nariz, mas a maioria aceita essa proposta, é uma questão de hábito.
   -Ainda que cada vez menos utilizados, prefira produtos com  embalagens de papelão ou papel.
   -E aos recém papais e mamães: tentem adequar em suas rotinas o uso de fraldas de pano em seus bebês.




Nenhum comentário:

Postar um comentário