Translate

Saúde, sabor e aromas



Com os inúmeros adereços industrializados muitos já não imaginam como cozinhar sem o caldo em cubo ou temperos com glutamato monossódico. Os alimentos ficam muito gostosos quando usamos temperos naturais que além de cheirosos, bonitos e saborosos, desempenham importantes papéis em nosso organismo! E são facilmente encontrados em supermercados, feiras ou mesmo nosso quintal. 
Buscamos usar o maior número de condimentos frescos. Cultivamos em casa ao menos as ervas que mais usamos em nossos alimentos para tê-lo sempre à disposição. Plantas recém colhidas são mais ricas em sabor, propriedades nutricionais e medicinais. Se não encontrá-las frescas, as especiarias e ervas desidratadas também serão boas auxiliares na cozinha.
                              Temperos que usamos com frequência 
                                     
Alecrim    
 Muito aromático é tônico, adstringente e estimulante. Atua também como antioxidante, hepatoprotetor,elhora a circulação sanguínea e facilita a digestão.                                                       Hortelã Muito refrescante é uma erva com diversas propriedades,  é anti séptica, expectorante, antialérgica, antiparasitária, gastroprotetora, aperiente e digestiva.
Alho
 O alho possui muitos benefícios, com poderosa ação sobre o organismo. A alicina e ajoeno são seus princípios ativos mais importantes, sendo que o ajoeno tem propriedades anti placas ou seja evita a agregação de placas. Em estudos foi comprovado que o alho reduz  o LDL (colesterol ruim em excesso) e aumenta o HDL (colesterol 'bom'). Tem propriedades anti virais, anti bacterianas  é imunoestimulante  e reduz as plaquetas sanguíneas.

Endro Também chamado de aneto ou dill (em alemão), essa sementinhas são ricas em sais minerais. Tem propriedades carminativas, digestivas, diuréticas entre outras. É indicado para gases, insônia e dor de dente.



 Gengibre 
 Tem sabor picante e aromático, é quente. Suas ações são expectorantes, antitérmicas e anti-inflamatórias  é excitante. Também atua como anticancerígeno, antibiótico entre outros.
                                                                                                     Cebola   
 Popular nas cozinhas a cebola auxilia no controle do colesterol, nas arritmias cardíacas, tosses e na desintoxicação do fígado. Tem propriedades anti-hipertensivas , antifúngicas e anticoagulantes.


 É um dos ingredientes que compõem o curry. Tem propriedades digestivas, auxilia a redução de açúcar no sangue  e ajuda a controlar os níveis de colesterol. Traz benefícios às lactantes e atenuam os sintomas da menopausa.
fenugreek-seeds-whole-1
Feno Grego 










Manjericão
 Essa erva tem efeitos analgésicos, calmante, digestivo, revigorante e relaxante. Pode ser usado para múltiplos fins como dores de cabeça nervosa, enxaqueca, gripes e resfriados, vermes e vômitos.

                                          
 Salsinha
 É rica em antioxidantes por isso indicada para prevenir rugas, também é diurética e eficiente para tratar tosse e conjuntivite.



                                                                
 Canela   
 De sabor adocicado e muito perfumada, a canela é levemente picante e quente; possui ação analgésica, antiespasmódica digestiva e antimicrobiana.

Cravo- da- India
 Tem sabor adocicado e picante. O cravo tem efeitos: anestésico (local),  antimicótico, antisséptico e colagogo (aumenta as secreções biliares) entre outros.



Noz moscada
 Em dosagens corretas a noz moscada auxilia no tratamento de anemias, aftas, mau hálito e perda de memória. É estimulante cerebral e estimula a expulsão de pus. O consumo de uma noz moscada inteira ou cinco gramas de pó tem efeitos tóxicos no organismo causando alucinações e descontrole motor.

  


 Além dos temperos tradicionais você encontra facilmente misturas especiais vindos de diversas regiões do mundo (ou que você mesmo pode preparar) para dar um sabor diferente à sua comida.
Veja abaixo alguns deles:
 
Chumichurri É uma mistura à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha, pimenta do reino negra, pimentão, louro, mostarda em pó e salsão, porém sua composição pode ser variada com alfavaca, manjericão ou outra erva. Típico da Argentina e Uruguai é muito usado para condimentar churrasco e outras comidas.
Curry  É uma mistura de especiarias usado em diversos países asiáticos, principalmente na Índia e Tailândia, também chamado de Caril.  Alguns chegam a levar até setenta plantas diferentes em sua composição, mas as mais usadas são açafrão em pó, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz moscada, cravinho, pimenta e canela. Outros podem ser acrescentados como o alecrim, a pimenta caiena e pimentão. Tem cheiro e sabor muito marcantes, inicialmente servia para temperar o arroz mas atualmente é usado para condimentar variadas receitas.

Massala  Muito utilizado na culinária indiana, é uma mistura de duas ou mais ervas e especiarias rapidamente fritas no ghee (manteiga clarificada). As comumente utilizadas são o gengibre, a noz moscada, anis, cardamomo, louro e cominho.
Merquén
  Tradicional da cozinha Mapuche  do Chile  é um tempero picante à base de pimenta, sal e sementes de coentro. Seu preparo tradicional é lento, colhe-se a pimenta “cacho de cabra” (parecido a um chifre de cabra)  ainda verde e após maduras e  naturalmente desidratadas são defumadas na brasa e em seguida moídas com o sal e as sementes tostadas de coentro, esse é o Merkén ‘especial’, o ‘natural’  é feito somente com pimenta e sal.

Missô  Feito a partir da fermentação de arroz, cevada, soja e sal, o missô ou miso  tradicional da culinária japonesa, é uma pasta escura de sabor forte usada principalmente para o missoshiro ou simplesmente sopa de missô que é feita com esse ingrediente dissolvido em água quente e misturado com alguns legumes e vegetais cozidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário